Associação

Fórum Português de Administração Educacional

O Fórum Português de Administração Educacional é uma associação sem fins lucrativos que tem por principal finalidade o estudo e desenvolvimento da administração da educação. Foi constituída por escritura lavrada em 22 de Abril de 1994, no 14º Cartório Notarial de Lisboa (Diário da República, nº 222 de 24/9/1994 – III série).

O Fórum Português de Administração Educacional conta actualmente com mais de 300 associados, na sua grande maioria pessoas ligados à gestão das escolas (de topo e intermédia), a instituições de ensino superior que leccionam nesta área e à administração educativa central, regional e local.

O Fórum Português de Administração Educacional não visa, portanto, a representação dos interesses científicos ou profissionais dos seus membros (como é o caso de outras associações já existentes), mas antes pelo contrário, pretende constituir um espaço de diálogo e de troca  de experiências entre a teoria e a prática, a formação e a acção.

O Fórum Português de Administração Educacional está filiado no EUROPEAN FORUM ON EDUCATIONAL ADMINISTRATION e o seu presidente integra o “Steering Committe” desta associação internacional.
European Forum on Educational Administration

O European Forum on Educational Administration é uma associação fundada em 1977 que congrega associações nacionais congéneres de vários países europeus.

O European Forum on Educational Administration constitui uma rede informal de investigadores, professores, inspectores, administradores e directores de escolas, de diferentes países que exercem a sua actividade no domínio da administração educacional. Entre as suas principais iniciativas contam-se:

  • A realização de um programa bi-anual de visitas a países membros, InterVisitas, com o fim de estudar, do ponto de vista prático, a administração do sistema educativo a nível central, regional, local e do estabelecimento de ensino. Nos últimos anos, este programa realizou-se na Alemanha, França, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia, Catalunha, Hungria, Noruega.
  • A realização de encontros sectoriais entre representantes de diferentes associações nacionais.
  • A edição de uma revista internacional do European Forum.