22
Junho
2017

Políticas públicas e gestão escolar em Portugal e no Brasil

Apresentação

A realidade educativa brasileira é pouco conhecida em Portugal, embora  existam diversos pontos comuns  entre os dois países:  um passado  de difícil afirmação da escola para todos e  uma situação atual caraterizada por uma forte  tensão entre as aspirações democráticas de  equidade  e  de participação em educação  e as  pressões, nacionais e internacionais,  para a privatização  das escolas e do sistema educativo. As diferenças são, contudo e igualmente, muito  significativas. Nesse sentido, serão aqui   analisados  os  desafios e as tendências existentes  no domínio da gestão educacional em Portugal e no Brasil, concedendo particular atenção às seguintes dimensões: formação e trabalho de professores e diretores;  gestão educacional ; o papel dos municípios na educação.

A presença de investigadores nacionais e brasileiros, com uma  larga experiência nestes domínios, permitirá um debate multifacetado e aprofundado sobre estas problemáticas,   realçando e salvaguardando a especificidade dos contextos em análise.

O Seminário será dia  22 de junho pelas 17h30 na  Escola Superior de Educação de Lisboa (sala de Atos) e conta com: Márcia Angela da Silva Aguiar (Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Brasil),  Alda Araújo Castro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e  João Pinhal (Instituto da Educação Presidente da AFIRSE- Portugal).

Uma organização conjunta do Fórum Português de Administração Educacional, Inquietações Pedagógicas e Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa com entrada livre.