Publicações

Política e gestão da educação: discursos globais e práticas locais. Livro de Atas do VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação.

Apresentação “O V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação decorreu no Brasil, nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2016 na cidade de Goiânia, nas instalações da Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Este evento, […]

Por uma organização da escola a pensar nos alunos e no trabalho dos professores

Jorge Sarmento Morais Inspeção-geral da Educação e Ciência – Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação   1. Nos agrupamentos de escolas os professores são colocados em vagas criadas por grupos de recrutamento. Estes grupos organizam-se em estruturas maiores, os departamentos curriculares com o objetivo de garantir a articulação e a gestão curricular. […]

A crise da administração escolar explicada através da crise motivacional

Maria João Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Membro da direção do FPAE   Mesmo não podendo negar que, no capitalismo contemporâneo, num primeiro plano, as crises são de natureza económica, a verdade é que elas são plurais e complexas, o que justifica o impacto que têm na integração social, espaço onde também […]

O “gerencialismo” e os seus efeitos no trabalho dos diretores escolares

Sofia Viseu Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | Vice-presidente da direção do FPAE Texto originalmente publicado no Jornal de Letras em abril de 2016   Nos últimos anos, o governo das escolas em Portugal tem sido marcado pelo reforço e proliferação de dispositivos de gestão, controlo e avaliação. No âmbito de uma investigação em […]

A defesa da escola pública: uma nova heresia em educação? – um balanço dos primeiros seis meses de atividade do atual governo

Mariana Dias Escola Superior de Educação de Lisboa | Presidente da direção do FPAE   As reações quase hiperbólicas que as medidas educativas do governo suscitaram nos primeiros meses de governação, nos media e em certos setores da “sociedade civil “, são de difícil compreensão se tivermos em consideração, unicamente, a natureza e a efetiva […]