Publicações

Desafios da Educação Inclusiva: “Conflitualidades do Tempo e da Urgência”

Maria Manuela de Jesus Faustino Prata Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente   Falar de Educação Inclusiva implica falar de Direitos Humanos, de Educação para Todos e cada Um, do percurso francamente positivo que temos efetuado, do ponto em que estamos e onde queremos chegar. Nesta perspetiva, salientamos o mais recente compromisso do Marco de […]

Escolas democráticas sem eleitos: a (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”

Henrique Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu   Face à análise que se tem vindo a impor aos sucessivos regimes de autonomia, direção e gestão da escola pública portuguesa, verifica-se a tendência para estarmos a assistir a um desinvestimento da democratização do governo periférico das escolas, subsidiado por processos […]

A participação das crianças e dos jovens na escola: uma partilha…

Ana Gama Escola Superior de Educação  / Instituto Politécnico de Lisboa   Neste texto pretendemos partilhar algumas reflexões que resultaram de um estudo que incidiu sobre as formas de participação das crianças na escola. Nos últimos anos este fenómeno tem assumido uma maior relevância na agenda investigativa, especialmente no campo da Sociologia, mas o discurso […]