Publicações

Escolas democráticas sem eleitos: a (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”

Henrique Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu   Face à análise que se tem vindo a impor aos sucessivos regimes de autonomia, direção e gestão da escola pública portuguesa, verifica-se a tendência para estarmos a assistir a um desinvestimento da democratização do governo periférico das escolas, subsidiado por processos […]

A participação das crianças e dos jovens na escola: uma partilha…

Ana Gama Escola Superior de Educação  / Instituto Politécnico de Lisboa   Neste texto pretendemos partilhar algumas reflexões que resultaram de um estudo que incidiu sobre as formas de participação das crianças na escola. Nos últimos anos este fenómeno tem assumido uma maior relevância na agenda investigativa, especialmente no campo da Sociologia, mas o discurso […]

O papel das Instituições de Ensino Superior na formação dos Diretores Escolares

Cláudia Neves Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta | Vogal da Direção do FPAE A busca de respostas a muitas das questões que caracterizam a educação implica, normalmente, a mobilização de um conjunto de reflexões e contribuições teóricas e concetuais. Esta mobilização abre-nos a possibilidade para desenvolver olhares holísticos sobre fenómenos […]

Avaliação em larga escala: mecanismo indutor de desenvolvimento educacional?

Dora Fonseca Departamento de Educação e Psicologia – Universidade de Aveiro| Vogal da Assembleia Geral do FPAE A globalização enquanto fenómeno homogeneizante tem vindo a marcar, nestes últimos tempos, o campo das políticas educacionais nos diferentes países da Europa. A política educativa nacional está dependente das “produções” e decisões de entidades supranacionais que, hoje, influenciam, […]