O “gerencialismo” e os seus efeitos no trabalho dos diretores escolares

Sofia Viseu Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | Vice-presidente da direção do FPAE Texto originalmente publicado no Jornal de Letras em abril de 2016   Nos últimos anos, o governo das escolas em Portugal tem sido marcado pelo reforço e proliferação de dispositivos de gestão, controlo e avaliação. No âmbito de uma investigação em […]

A coordenação do trabalho docente nas escolas atualmente

Graça Simões Professora da escola EB23 Dr.ª Maria Alice Gouveia de Coimbra | Sócia do FPAE   Prelúdio Este texto surge como eco de uma das “Conversas à Quinta” do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na qual participei, sendo por isso apenas uma reflexão corrida, fluida, pouco estruturada e não explicitamente sustentada teoricamente. No […]

Há lugar para um terceiro “excluído” no governo das escolas?

José Hipólito Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino | Colaborador da UIDEF do IE ULisboa | Sócio e membro da direção do FPAE Texto originalmente publicado no Jornal de Letras a 30 de março de 2016   No contexto do fim do período dos «trinta gloriosos», emerge com mais veemência a questão da governabilidade, com a […]

Administração Educacional: alguns sinais actuais da reconfiguração do campo

Jorge Martins Universidade Lusófona do Porto | Centro de Investigação e Intervenção Educativa /FPCE-UP| Sócio e membro da direção do FPAE   Na última década, como resposta do neocapitalismo financeiro às sucessivas crises (monetária, económica e social) que abalaram de forma desigual as economias ocidentais e, em particular, a Europa, emergiram novas políticas que alteraram […]