Atas do VI Congresso Ibero-Americano e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

Apresentação

O VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / IX Congresso Luso- Brasileiro de Política e Administração da Educação decorreu em Espanha, nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho de 2018 na cidade de Lleida, nas instalações da Universidade de Lleida. Este evento, cumprindo a missão do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) de manter vínculos com organizações Internacionais que tenham objetivos semelhantes, foi promovido pelo FPAE, conjuntamente com duas associações homólogas com que vimos mantendo laços estreitos e sistemáticos há diversos anos: a Associação Nacional de Política e Administração da Educação e o Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (2007). O Congresso teve como tema central “Política e Gestão da Educação Ibero-Americana: tendências e desafios” e constituiu um espaço de debate internacional, tendo sido estruturado em torno dos seguintes eixos temáticos:

  1. Política e gestão da educação básica e secundária;
  2. Política e gestão da educação superior;
  3. Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares;
  4. Políticas e práticas de planeamento e financiamento e avaliação da educação;
  5. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação;
  6. Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.

A representação portuguesa efetivou-se através da representação na Comissão Organizadora Internacional e na Comissão Científica internacional e mediante a participação direta no congresso de investigadores, professores dos ensinos superior e secundário, inspetores, membros da administração central e estudantes de doutoramento. Foi uma representação bastante alargada e diversificada, de acordo com a natureza dos associados do FPAE e estas atas reúnem os textos finais apresentados pelos congressistas.

A direção do FPAE agradece a todos os associados que contribuíram para a realização deste evento, quer através da sua participação direta quer nos trabalhos de preparação e organização do mesmo. Saúda, igualmente, as associações parceiras e deixa um agradecimento especial às equipas que no terreno contribuíram de forma significativa para o sucesso do congresso e para o reforço dos laços e do diálogo, no domínio da Política e Administração Educacional, entre Portugal, Espanha e Brasil.

 

A direção do FPAE

Sofia Viseu, Ana Patrícia Almeida, José Hipólito Lopes, Cláudia Neves, Clara Cruz e Carlos Pires

 

Viseu, S., Almeida, A., Lopes, J., Neves, C., Cruz, C. e Pires, C (2018) (org.). Política e Gestão da Educação Ibero-Americana: Tendências e Desafios. Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional (ISBN: 978-989-704-354-3). Disponível em <http://www.fpae.pt/wp/wp-content/uploads/2018/12/ATAS-VICongressoIbero-AmericanoPolíticaAdministracaoEducacao.pdf>