Publicações

O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local

O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local.   Nuno Fraga Universidade da Madeira O Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho reanimou no ano letivo de 2017/2018 o eterno debate do posicionamento da autonomia da escola nos domínios, essencialmente, pedagógico e curricular, colocando-a perante a possibilidade de concretização de uma […]

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização Elvira Tristão Doutorada em Educação | Autarca Do ponto de vista teórico-conceptual distinguimos três modalidades de educação: a educação formal; a educação não formal e a educação informal. A primeira é escolar, tem intencionalidade educativa e certifica; a segunda tem intencionalidade educativa e é peri […]

Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário

Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário Leonor L. Torres CIEd, Instituto de Educação da Universidade do Minho Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando […]

Há tantas autonomias!

Guilherme Rego da Silva Universidade do Minho, Instituto de Educação | Ex-presidente da direção do FPAE O conceito de “autonomia da escola” impôs-se em Portugal, desde finais do século passado, como conceito central, no que diz respeito aos discursos e às análises sobre o sistema educativo, mais do que no respeitante às práticas administrativas que […]