O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local

O sentido reticular da autonomia da escola e o projeto educativo local.   Nuno Fraga Universidade da Madeira O Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho reanimou no ano letivo de 2017/2018 o eterno debate do posicionamento da autonomia da escola nos domínios, essencialmente, pedagógico e curricular, colocando-a perante a possibilidade de concretização de uma […]

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização

Educação e Municípios: relações de interdependência, autonomia, descentralização e territorialização Elvira Tristão Doutorada em Educação | Autarca Do ponto de vista teórico-conceptual distinguimos três modalidades de educação: a educação formal; a educação não formal e a educação informal. A primeira é escolar, tem intencionalidade educativa e certifica; a segunda tem intencionalidade educativa e é peri […]

Há tantas autonomias!

Guilherme Rego da Silva Universidade do Minho, Instituto de Educação | Ex-presidente da direção do FPAE O conceito de “autonomia da escola” impôs-se em Portugal, desde finais do século passado, como conceito central, no que diz respeito aos discursos e às análises sobre o sistema educativo, mais do que no respeitante às práticas administrativas que […]

Políticas e práticas ou práticas políticas

Manuel Dinis P. Cabeça Professor do quadro de escola (grupo 400 – História) a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Arraiolos Sou professor dos ensinos básico e secundário com um percurso pós graduado na área da administração educacional e das políticas educativas. Com esta minha situação quero dar conta que sou, à minha maneira, […]

Desafios da Educação Inclusiva: “Conflitualidades do Tempo e da Urgência”

Maria Manuela de Jesus Faustino Prata Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente   Falar de Educação Inclusiva implica falar de Direitos Humanos, de Educação para Todos e cada Um, do percurso francamente positivo que temos efetuado, do ponto em que estamos e onde queremos chegar. Nesta perspetiva, salientamos o mais recente compromisso do Marco de […]

Escolas democráticas sem eleitos: a (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”

Henrique Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu   Face à análise que se tem vindo a impor aos sucessivos regimes de autonomia, direção e gestão da escola pública portuguesa, verifica-se a tendência para estarmos a assistir a um desinvestimento da democratização do governo periférico das escolas, subsidiado por processos […]

A participação das crianças e dos jovens na escola: uma partilha…

Ana Gama Escola Superior de Educação  / Instituto Politécnico de Lisboa   Neste texto pretendemos partilhar algumas reflexões que resultaram de um estudo que incidiu sobre as formas de participação das crianças na escola. Nos últimos anos este fenómeno tem assumido uma maior relevância na agenda investigativa, especialmente no campo da Sociologia, mas o discurso […]

O papel das Instituições de Ensino Superior na formação dos Diretores Escolares

Cláudia Neves Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta | Vogal da Direção do FPAE A busca de respostas a muitas das questões que caracterizam a educação implica, normalmente, a mobilização de um conjunto de reflexões e contribuições teóricas e concetuais. Esta mobilização abre-nos a possibilidade para desenvolver olhares holísticos sobre fenómenos […]